Tutorial: Liberando GoogleMaps Offline no W580i e W610

Tutorial: GoogleMaps Offline no W580i e W610

Tutorial testado e aprovado nos seguintes aparelhos: W580i e W610.

Não tive oportunidade de testar em outros aparelhos.

Parte A:

Primeiros passos > Instalação do Mobile GMaps.

Baixe o aplicativo Mobile GMaps, ele será instalado no celular. O download pode ser feito por aqui: Mobile GMaps.Jar.

Salve o aplicativo em um local de fácil acesso em seu PC. Ele virá compactado como um arquivo do WinRar, NÃO descompacte o arquivo.

Conecte seu W580 no PC e selecione no celular a opção “Tranferencia de Arquivos”. O aparelho será reconhecido como um Disco Removível pelo PC. Clique 2x no ícone do Disco Removível referente a seu aparelho, aparecerá varias pastas. Abra a pasta “Others” e jogue o aplicativo Mobile GMaps dentro dela. Lembre-se: Não descompacte o arquivo, mande-o para a pasta mantendo-o compactado, da mesma forma de qdo foi feito o download.

Após enviar o aplicativo, desconecte o celular do PC. Vá em Menu > Gerenciamento de Arquivos > Outros, localize o arquivo referente ao Mobile GMaps e clicke em “Instalar”. O aparelho perguntará se vc pretende instalar na pasta Jogos ou na pasta Aplicativos, selecione a opção “Aplicativos”. Após a instalação aparecerá uma mensagem perguntando se vc pretende iniciar o aplicativo, selecione a opção “Não”

PS: Certifique-se de que seu aparelho está configurado para salvar e instalar os arquivos no Cartão de Memória, pois o aplicativo não irá funcionar corretamente se for instalado na Pasta Raiz do celular.

Parte B:

Download e configuração do gMapMakers > Configuração p/ download dos Mapas

Faça o download do gMapMaker através deste link: http://www.mgmaps.com/gMapMaker-setup.exe. Instale em seu PC.

Vá em http://www.mgmaps.com/create/. Procure no Mapa a região que você irá baixar e selecione a área. Para selecionar o primeiro ponto você tem que dar um clique no mapa e para selecionar o segundo ponto você tem que dar um clique em outro ponto, vc tem que fazer isso até a área ser fechada. (são quatro pontos para selecionar uma área)

Demarque no site do mapa:

Zoom Level:

from 16 to 16 (você pode baixar varios zoom ao mesmo tempo, exemplo 12 à 16)

Level of detail:

Fast and rough (você pode escolher qualquer outra opção)

Type of map:

Google Road Maps (você pode escolher para baixar de satélite, e usar o proxy no gMapMaker para poder baixar as fotos sem que o Google te bloqueie.)

Certifique-se de escolher a opção de mapas (Maps, Satélite ou Hibrido). Isso será importante qdo vc fizer a configuração do Mobile GMaps.

Clique em Generate e irá ser criado um arquivo .map com um nome parecido com Map2145687006540. Salve esse arquivono diretório do gMapMaker. No meu caso esse diretório está em C:/Arquivos de Programa/gMapMaker (diretório padrão de instalação).

Abra o gMapMaker, coloque um delay acima de 500. Caso você esteja baixando Fotos do Satelite é bom você habilitar o proxy. Selecione em Operating Mode a opção “MGMaps mode, use a .map file”, depois clique em “Go..” e selecione o arquivo .map que foi salvo anteriormente no diretório do gMapMaker .

Após a conclusão do download dos mapas, será gerado pelo gMapMaker um diretório chamado MGMapsCache. Novamente conecte seu o celular no PC e selecione no aparelho a opção “Tranferencia de Arquivos”. O aparelho será reconhecido como um Disco Removível pelo PC. Clique 2x no ícone do Disco Removível, aparecerá varias pastas. Abra a pasta “Others” e jogue o diretório MGMapsCache dentro dela.

Parte C:

Configurações do celular para acessar os Mapas

No celular, abra o Mobile GMaps, vá em Menu >Settings >Map Browsing e marque as opções “Stored Maps” e “Offline Mode”. No campo “Storage Path” selecione o caminho onde você salvou seus mapas, na Parte B. Deverá ficar assim: e:/Other/MGMapsCache.

Na opção “Memory Cache (kb)” digite o valor 65536. Salve as alterações.

Vá em Menu > Settings > Display, na opção Coordinate Format selecione o formato (DD.ddddd) e salve. Após salvar as alterações, reinicie o Mobile GMaps.

Vá em Menu > Map Types > Not Available e habilite as opções Google Maps, Google Satellite ou Google Hybrid (de acordo com o tipo de mapa que vc fez o download). Salve as alterações. Depois vá em Menu > Maps Type > Yahoo Maps e desabilite todas as opções que estiverem habilitadas. São 3: MAP, SAT, HYB. Salve as alterações.

Agora para encontrar o mapa no celular temos que configurar o Mobile Gmaps para que quando ele for iniciado o ponto inicial dele seja o mapa que você tem no celular, caso contrario ele abrira em algum outro ponto do globo terrestre.

Em seu PC

vá em C:\Arquivos de programas\gMapMaker. Dentro deste diretório estará o arquivo .map, identificado com um nome como Map2145687006540. Abra este arquivo com o WordPad. Dentro do arquivo Map estarão as coordenadas do mapa.

Exemplo:

-23.026693823076034, -47.2412109375.

Anote essas coordenadas.

No celular, com o Mobile GMaps ainda aberto, vá até Menu > Favorites, clique no ícone logo abaixo, à esquerda, e selecione a opção Add. Preencha os campos.

Name: coloque o nome da cidade que você baixou o mapa

Latitude: -23.02669 (utilizando o exemplo acima)

Longitude: -47.24121 (utilizando o exemplo acima)

PS: As coordenadas deve conter somente 5 casas depois do ponto.

Map Type: deixe como Google Maps.

( ou selecione Google Satellite ou Google Hybrid, de acordo com o tipo de mapa que vc baixou)

Salve essas alterações e reinicie o Mobile Gmaps. Vá até Menu > Favorites e clique no nome da cidade que você criou.

Pronto!!!

Os mapas já deverão estar funcionando offline no W580i.

Dica:

Você pode baixar quantos níveis de zoom quiser. Se quiser baixar mapas de fotos de satélite, basta escolher “GoogleSat” no MapTileCache.

Para baixar áreas diferentes no mesmo zoom, é só seguir os passos.

Pegue a pasta com o zoom que você já possui e deixe dentro da pasta

‘C:\GMaps\MGMapsCache\’ e mande baixar a área que você quer, o programa ira atualizar os arquivos, se nessa nova área a ser baixada tiver áreas repetidas (iguais a que você já possui) o programa irá pular o download, baixando somente as áreas novas.

Dica 2: Sempre guarde no diretorio MGMaps do programa todos os arquivos .map que vc baixar, e mude os nomes desses arquivos para que vc possa identificá-los melhor. Dessa forma, se o Google bloquear os downloads, mesmo que vc esteja utilizando o Proxy do programa, basta vc selecionar o mesmo arquivo .map que foi bloqueado. O programa irá pular todos os mapas já baixados, dando continuidade nos downloads apenas dos mapas que vc não consegui baixar por causa do bloqueio..

OBS: Caso não consiga visualizar os mapas, verifique se o arquivo cache.conf, que é criado automáticamente junto com os mapas, está dentro da pasta MGMapsCache.

creditos allsony and others

21 Respostas

  1. […] More here: Tutorial: Liberando GoogleMaps Offline no W580i e W610 […]

  2. FUCIONA TAMBEM COM SONY ERICSSON CYBER SHOT

  3. funciona tambem com o sony ericsson c510 cyber shot!!!! valeu!!

  4. Cara, foi batata!!!!!!!!

    Tudo de certo, Valeu. Show de bola!

  5. Esqueci de dizer.
    Meu celular é o W610

  6. Funciona No W200/w300 /w610 /c510 / w580 e em vairos outros Sony ericssons

  7. ola entaum amigo fiz tudo correto mais nao sei porque o porgrama nao es ta baixando os mapas do google e fala q esta baixando mais quanto entro na past a do cache ela es ta vazia com 95 bytes pode me ajudar nesta parte parece q o google bloqueou este tipo de download envie me um email

  8. ola eu fiz no meu w580 mas o mapa ficou em branco ?
    tenho uma duvida tem limite do tamanho do mapa?
    tipo pode selecionar duas cidades ao msm tempo pra fazer o arquivo no site?
    ou o programa não suporta ?

  9. uffa rapeti o tutorial hadds erro meu esqueci de configurar a opção google maps no go to ^^ velho tutotial muitto booom vc tah de parabens esse foi um dos dois tutoriais mais uteis q jah vi o primeiro foi desabilitar a tecla de navegação kkkk abraço cara
    tah perfeito isso aki ^^

  10. ow alguem tento fazer de um estado inteiro sabe quantos mb de memoria ocupa??

  11. NAO CONSIGO FAZER, FICA TUDO EM BRANCO, ACHO QUE O PROBLEMA TA NAS CORDENADAS, POIS APARECE 4 SEQUENCIAS DE NUMEROS QUANDO ABRO NO WORD PAND.

    QUAL ESCOLHER, SEM CONTAR QUE APARECE OUTRA COM POUCOS NUMEROS (ACHO Q É SETE) VOCE PODERIA EXPLICAR UM POUCO SOBRE ESSAS CORDENAS … POR FAVOR, COM FOTOS DO PROCESSO MOSTRANDO QUAL CORDENADA DEVO COLOCAR NO APARELHO.

  12. cara deu um trabalhao mas valeu a pena parabens pelo tuto show/////////

  13. Valeu cara,deu tudo certo,parabens pela iniciativa e coragem!

  14. da erro ao abrir o programa do pc;…

  15. Gostaria de saber se eu colocar os quatro ponto pegando a area total do Brasil se dar certo?

    Obrigado!!!

  16. Se aparecerá cidades e ruas do jeito que é na internet.

  17. Deeu Certoo akii no meu celular W100i, porem tive que mudar a configuração, porque
    ai ta dizendo que tem que colocar no Disco e:/Other/MGMapsCache ai eu mudei, pois
    nao tava achando o mapa, eu coloquei “memory card”/other/MGMaps…. ai deu certoo

    Obrigadoo a todoos aai..

  18. Ótimo tópico, parabéns!!! Aprender é importante, ensinar é divino!!! abs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: